domingo, 26 de setembro de 2010

Utilidades do porco

Este  maravilhoso  Animal  e  suas  UTILIDADES
Hiran Castagnino Kunert

No  primeiro dia de aula, na Faculdade de Veterinária da UNOESC (Xanxerê/SC), onde leciono a disciplina de SUINOCULTURA, fiz a seguinte pergunta aos alunos - “ Quem não gosta de Suínos ? “.
No fundo da sala, o aluno César Camilotti Junior timidamente levantou a mão. Cumprimentei-o pela sinceridade (falar para o professor de suinocultura que não gosta de Suínos) e perguntei - “ Porquê ? “.
Ele respondeu que achava o suíno (ou porco) um ANIMAL INÚTIL.
Pensei um pouco, refleti e disse a ele que me esforçaria para convencê-lo até o final do semestre que não era bem assim.
Após duas semanas, onde esta pergunta ficou martelando minha cabeça, retornei novamente a aula e solicitei que fizessem um trabalho de pesquisa sobre as UTILIDADES do suíno.
Pedi que pesquisassem tudo que se relacionava com suínos, na Biblioteca, livros, Internet, Associações de Criadores .
Como eu já esperava (pois esta turma desde o primeiro dia se mostrou especial) fizeram ótimos trabalhos e descobriram coisas interessantes.
Ao mostrar os trabalhos para minha esposa Sandra, esta também ficou encantada e disse que isto deveria ser visto por mais pessoas e sugeriu uma MOSTRA ou EXPOSIÇÃO.
No dia 18 de outubro de 2005  realizamos na UNOESC (Xanxerê/SC) a 1 EXPOSUI - (Exposição de Suinocultura - Está na hora de Rever seus Conceitos) com 6 grupos de trabalho de alunos e a participação de 7 empresas expositoras ligadas ao setor de suínos (mais de 550 visitantes).

                   

Hoje, passados mais de 10 meses e após três turmas de estudantes formados, continuamos pesquisando e descobrindo novas e interessantes UTILIDADES  deste FANTÁSTICO  ANIMAL.
O Suíno está presente na nossa vida desde o amanhecer até o final do dia nas mais diversas formas e utilizações. Para melhor entender e conhecer estas aplicações vamos dividi-las por setores :

  • ALIMENTAÇÃO
  • FARMACÊUTICA
  • MEDICINA
  • APLICAÇÕES GERAIS
  • LAZER
.: ALIMENTAÇÃO

Esta é a área mais conhecida e também a mais questionada atualmente .  Aqui  produzimos os mais diversos tipos de alimentos desde os cortes in natura, embutidos, curados, salgados, defumados, enlatados, banha  (chegando a mais de 100 produtos).
O suíno  possui uma variedade tão grande de produtos na área alimentar que muitos são utilizados em outros alimentos como complementos, aromatizantes  (pipoca com bacon, Massa com calabreza, molhos com carne suína, sopas com bacon, banha na panificação, Caldos de carne).

           
Alimentos com produtos suínos

A Salsicha é um dos produtos mais conhecidos no mundo (na Alemanha, na região da Turíngia existe o Museu da Salsicha que possui mais de 1500 tipos diferentes de salsicha).
Realizam anualmente um festival com escolha da Rainha da Salsicha (aquelas alemãs louras com tranças, coradas) com muito chopp e chucrute .

                     
Salsicha Frankfurt ( mais famosa da Alemanha )

Igualmente famosos são os presuntos produzidos na Itália (Parma e San Daniele), na Espanha (Pata Negra),  Estados Unidos (Kentucky), Inglaterra (York), na Bélgica (Ardennes) e os chineses de Yunnan.


Os melhores Presuntos do Mundo

Outros produtos provenientes do abate como as farinhas de sangue e carne são utilizadas para rações animais.
Do sangue se retira o plasma (muito utilizado em rações pré-iniciais) e o concentrado de Hemáceas.

Subprodutos do sangue para uso em rações

As tripas são obtidas a partir dos intestinos (delgado, fundo, grosso, culatra, pós-culatra) e utilizadas para produção de embutidos.  Também a bexiga é muito usada para a produção de Mortadela BOLOGNA.

Da pele do suíno retiramos a GELATINA. Entre as diversas aplicações deste produto encontramos, na área de alimentação um vasto campo para seu uso. Ela é usada em doces, Sorvetes , Balas aeradas e de gelatina, leite, embutidos, barras de cereais, na panificação, na produção de vinhos, bolos, sobremesas, sucos de frutas, iogurtes, marshmallows.

 
Balas de Gelatina Suína

.: FARMACÊUTICA

Uma das áreas onde encontramos muitos produtos obtidos do suíno é a área farmacêutica (é a mais desconhecida). Existem mais de 40 drogas utilizadas  na medicina humana que são extraídas ou obtidas do suíno.
As mais conhecidas são a HEPARINA que é extraída da mucosa intestinal e utilizada como anticoagulante (infartos , tromboses) . Nome comercial  - PARINEX. A Insulina obtida do pâncreas é utilizada para tratamento de diabéticos.

Heparina  -  anticoagulante
Insulina  -  para diabéticos
      
O hormônio ACTH (adrenocorticotrófico) é obtido da glândula Pituitária e utilizado nos  tratamentos de artrites e processos inflamatórios  (nome comercial - SYNACTHEN). Da glândula TIREOIDE obtemos os hormônios usados nos tratamentos de pessoas com Tireoides  pouco ativas (HIPOTIREOIDISMO).

Da Gelatina de suíno (atualmente aumentando muito sua produção no mundo) podemos .Produzir Cápsulas duras para medicamentos  e moles para complexos vitamínicos

           
Cápsulas Gelatina com  Vitaminas
Cápsulas de Gelatina para remédios 


Extender Plasmático - produzido com gelatina a 3% e utilizado para recuperar a volemia no caso de hemorragias graves. Totalmente atóxico e sem perigo de choques anafiláticos.
        

Expansor  Plasmático com 3% de gelatina

Esponjas Odontológicas são produzidas com gelatina liofilizada de suíno  e usadas nas Cirurgias (tratamento de canal) Nome comercial - Hemospon.


Esponja  Odontológica  HEMOSPON

   Do pulmão dos suínos  obtemos uma  droga (SURFACTANTE)  muito utilizada no tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR)  que acomete os prematuros  (pulmão imaturo e sem capacidade respiratória)  Nome Comercial  -  CUROSURF.

                              
Instituto  Butantan  produz  Surfactante
                                                 
Traquéias para uso farmacêutico são exportadas de Santa Catarina para Dinamarca. Do estomago extrai-se a mucina  e do peritoneo obtemos a pepsina.

.: MEDICINA
             
Na área médica a cada dia mais o suíno é utilizado para experimentos médicos , transplantes , clonagens pois é o animal anatômico e fisiologicamente mais semelhante ao
Homem (primeiros suínos foram clonados em 1971).
Na medicina humana  (Dr. Barnard já estudava a possibilidade de transplantes com corações de suínos)  as válvulas cardíacas já são transplantadas com excelentes resultados. Há mais de 30 anos.

                       
Válvulas Cardíacas de suínos usadas para transplantes

Em casos muito graves de queimaduras os enxertos com pele de suíno são utilizados temporariamente enquanto ocorre a regeneração da pele normal.

 
A Pele suína é usada para enxertos

Transplantes de células - esta é uma das áreas onde as pesquisas  médicas tem evoluído muito . Temos experimentos com células de suínos para tratamento de  PARKINSON, Epilpesia, Alzeihmer, células de ilhotas de pâncreas, de fígado, células tronco. Com o desenvolvimento dos suínos transgênicos serão infinitas as possibilidades dos transplantes entre espécies diferentes (xenotransplantes).

Em junho de 2003, um leitão foi a cobaia  da primeira TELECIRURGIA da América Latina, que aconteceu na UNIFESP (Univ. Fed. São Paulo) . Na bem sucedida cirurgia, que retirou um rim do animal, o médico e o cirurgião estavam no mesmo prédio, mas em salas diferentes e utilizaram um robô (chamado ZEUS) que custa 1 milhão de dólares.

Cursos para dentistas utilizam mandíbulas de suíno como modelo experimental. Os médicos gastroenterologistas e especialistas em laparoscopia treinam e se aperfeiçoam em suínos, em cursos realizados na UPF (Univ. Passo Fundo/RS) e na USP (São Paulo).

                      
 Médicos treinando laparoscopia em leitões

No curso de Pós-graduação  (Doutorado em Pediatria e Saúde da Criança – PUC/RS), o Dr. Davi de Paula, com sua tese – Avaliação do potencial terapêutico das células tronco em lesão cerebral por anóxia neonatal, utiliza  leitões  recém nascidos como modelo experimental  por sua semelhança fisiológica com  os prematuros e  avalia os  Efeitos do Surfactante pulmonar.

Suínos são usados em experimentos com ingestão voluntária de álcool etílico (além do Homem) para avaliar lesões hepáticas.
Médicos da Univ. da Pensilvânia (USA) desenvolveram uma técnica que pode retirar o apêndice inflamado sem cirurgia ou anestesia . A técnica desenvolvida em suínos , consiste em introduzir um cateter através do anus. 
Cientistas americanos criaram  suínos transgênicos que produzem gorduras do tipo Omega 3 , benéficas para o sistema cardiovascular.

.: APLICAÇÕES  GERAIS

O couro suíno é muito utilizado para confecção de sapatos, bolsas, luvas, acessórios,  carteiras, agendas.  Também para forração de sofás, cadeiras, salas de jantar. Possui bastante furos (de cada folículo piloso emergem  2 a 3 fios) e permite uma troca do ar.

                   
Hiran com Casaco de couro de Suíno


A gordura que sobra do processo dos curtumes é utilizada para a fabricação de sabonetes (turma da Mônica) e sabão para limpeza (glicerina, côco).

Gordura de suíno é encontrada no sabão

Do pelo ou cerdas do suíno produzimos os pincéis para pintura de paredes (trinchas), de Barba e para pinturas em telas.  O pelo do suíno é cônico e plumado (sua ponta se divide em 2 ou 3 fios) e retem melhor a tinta.

    
Pincel com cerdas de Suíno
                            
 A Gelatina (obtida do couro suíno) é usada como AGLUTINANTE na cabeça dos palitos de fósforo (quando o fumante acende o cigarro está  consumindo produto suíno). Também é muito usada em filmes fotográficos especiais ( radiografias), papel  especial para impressão a jato de tinta, meios de cultura.

 
Até no fósforo encontramos suíno

.: AGRICULTURA

Os dejetos suínos, antigamente poluidores, atualmente são usados como BIOFERTILIZANTES e mais recentemente, com o protocolo de KYOTO e seus Créditos de Carbono, como geradores de BIOGÁS e renda para o produtor.

No RGS, na cidade de CERRO LARGO, oeste do estado, o projeto de uma usina de Biogás vai beneficiar 70 produtores de cinco municípios vizinhos (renda mensal de R$ 700,00).  Vai  utilizar os dejetos de 100.000 suínos de engorda.

Granja  BIOGÁS - Dejeto Suíno  gera gás e renda

No filme MAD MAX III, com Mel Gibson e Tina Turner, os suínos geram METANO para movimentar a cidade após o holocausto nuclear.
  

.: LAZER

Entre as diversas utilidades que o suíno nos proporciona o LAZER também é muito importante.  Temos festas (mais de 100) por todo o país  (Dia do Porco , Porco no Rolete Leitão na Estufa, Leitão Assado, Leitoa no Tacho, Leitão Pururuca, Suinfest – MG, Suinofest – RS, Schweinfest), Exposições  Agropecuárias, Congressos, Revistas Especializadas – PorkWorld, Pig International, Suíno e Cia, Suis, Suinocultura Industrial.

 
Corrida de leitões

Nos USA, anualmente ocorre a WORLD PORK EXPO, em IOWA, maior feira do mundo na área de suinocultura.
Na Alemanha – HUN e SCHWEIN. O IPVS (International Pig Veterinary Society) é o maior congresso mundial de veterinários de suínos, acontecendo a cada dois anos com  mais de 1.500 participantes. A  ABRAVES (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas de Suínos) hoje com mais de 1.200 sócios realiza encontros regionais por todo o Brasil e um Congresso Brasileiro a cada dois anos.
Em  outubro, Foz do Iguaçu  sediará o PORK EXPO , já considerado como o maior evento de suinocultura do MUNDO.
    
PORK  EXPO  - Maior evento do Mundo

Recentemente ocorreu na Rússia  as OLIMPÍADAS para porquinhos  com participantes de Sete países , onde foram disputados jogos de futebol, corrida e natação.
No jogo de CURLING (esporte praticado no gelo) os participantes jogam uma pedra (em forma de chaleira) e outros dois colegas da equipe  varrem o caminho para ela deslizar mais rápido. Estas vassouras ou escovas são feitas com CERDAS ou pelos de suíno.

Muitas pessoas já possuem como animal de estimação mini-pigs. O ator George Cloney tem o porquinho MAX.
A amor por este animal é tão grande que muitas pessoas colecionam também objetos que lembram  os suínos.
O Dr . Flaury  Migliavacca (RS) possui uma coleção com mais de 100 gravatas com estampas de porquinhos.
Hiran Kunert , veterinário gaúcho, começou sua coleção de miniaturas de porquinhos em  1975  e  possui mais de 5.000 peças. Atualmente está organizando o MUSEU do SUÍNO onde encontramos todos os tipos de objetos porciformes.

                    
 A maior coleção de miniaturas do mundo
   
.: CURIOSIDADES 
  • Cidade Gaúcha tem nome de MATO LEITÃO.
  • Maior churrascaria do Brasil - PORCÃO (com filiais em MIAMI e ROMA)
  • Cantor gaúcho tradicionalista bastante conhecido - PORCA VÉIA.
  • Conjunto inglês PINK FLOYD compôs música PIGS ON THE WING e utilizou enormes balões de suínos coloridos.
  • Jogo de dados tem sua origem no jogo de porquinhos que os vikings jogavam enquanto comiam javalis assados.

                    

Deste jogo nasceu o jogo de dados


Os suínos são considerados o quarto animal em inteligência  ficando atrás somente do homem, primatas e golfinhos .
No livro – A Revolução dos Bichos  de George Orwell - os suínos lideram os animais na sua revolução contra os homens.
Anualmente ocorre na França a POURCAIDALLE. Um festival dedicado aos suínos com consumo de salsicha , escolha da melhor fantasia suína e o famoso concurso de “ imitação do porco “ . Os participantes  precisam gritar como o suíno em momentos importantes da sua vida: nascimento, refeição, acasalamento  (mais de 4.000 participantes).
No filme mais conhecido  -  BABE  O porquinho Atrapalhado foram usados 7 robos e mais de 50 leitões para as filmagens . E o BABE não é macho, é uma PORQUINHA  (em inglês little Girl).
A Cidade catarinense de XAVANTINA é reconhecida como a capital per capita do suíno  (tem 4.200 habitantes e 190.000 suínos  -  45 suínos/hab).

 Xavantina /SC  - Capital Per Capita do Suíno


No aeroporto de Hannover (Alemanha) a policia usa a Porquinha LOUISE para farejar drogas (o exercito também usou suínos para descobrir minas enterradas).
No Zoológico da Tailândia as porcas estão dando de mamar aos tigrinhos (amas de leite). Esta fêmea de tigre com depressão (morreram seus filhotes) recebeu 5 leitões e os adotou.


 Tigre Fêmea com leitões
 Porca com filhotes de Tigre
                                  
                                        
Durante o campeonato Paulista de 1969 , o Corinthians pediu permissão a FPF para contratar dois jogadores em substituição a outros dois que morreram .Todos os clubes concordaram menos o PALMEIRAS .  Na partida seguinte , a torcida corintiana protestou contra a “sujeira” palmeirense soltando um porco no Morumbi antes do jogo . Enquanto o suíno corria , os corintianos gritavam “DÁ-LHE  PORCO” provocando os adversários.
Em 1986 a torcida Palmeirense resolveu adotar o novo mascote e o coro.

A cidade de Xanxere/SC é a pioneira na introdução da CARNE  SUÍNA na merenda escolar . No RGS , na cidade de Nova Candelária , as crianças dos colégios adotaram o mascote TORRESMINHO  para um programa de merenda com carne suína.

Se você quiser jogar no bicho e resolver apostar no suíno os números são 69,70,71 e 72.
A rua mais importante de Nova York deve seu nome aos suínos. Para impedir que porcos selvagens atacassem as pequenas fazendas na ilha de Manhattan , os fazendeiros construíram um enorme muro no limite de suas propriedades . Uma rua passava por este muro e foi batizada de Wall Street  (rua do muro).
Alguns  DITADOS usados :
  • Mais cansado que cachaço emprestado;
  • Mais sério que cabeça de porco em bandeja;
  • Mais curto que coice de porco;
  • Na porcada, o que mais fuça é o que mais engorda;
  • Se fazendo de leitão vesgo para mamar em duas tetas;
  • Encordoado que nem teta de porca;
  • POrco gordo e sogro rico só dão lucro depois de morto;
  • Mais feio que indigestão de torresmo;
  • Cachaço gordo não cobre leitoa nova;
Em Portugal, na vila de Pampilhosa da Serra, existe o museu do porco com centenas de peças de barro.
Estima-se que mais de três milhões de pessoas  no BRASIL  vivam e trabalham em função da SUINOCULTURA.
Como disse Desmond Morris ao ler o livro THE WHOLE HOG - Exploring the Extraordinary Potential of Pigs  - Após ler este livro, esplêndida celebração do suíno, “SE ALGUÉM ME CHAMAR DE  SUÍNO, EU CONSIDERAREI  ISTO UM ELOGIO”


Fonte: http://www.museudosuino.org/

2 comentários:

  1. Muito interessante saber a importância deste animal em nossa vd e como ele esta presente em nosso cotidiano.
    Adorei a pesquisa. Vou utilizar deste trabalho para ampliar o conhecimento dos meus alunos.
    Um gde abraço...
    Professora Fabiane Campos

    ResponderExcluir
  2. muito bom o site estao de parabéns tudo muito bem espplicados ajudou muito na minha pesquisa de suíno todos os produtos obtidos grato !

    ResponderExcluir