domingo, 26 de setembro de 2010

RELIGIÃO: Por que os Judeus não comem carne de Porco?



A proibição está claramente expressa no capítulo 11 do Levitico: "Entre todos os animais da terra, eis os que podereis comer: aqueles que tem os cascos fendidos e que ruminam (...) O porco, que tem os cascos fendidos, mas não rumina, é impuro."


O termo "kasher" significa genericamente "apropriado para o uso ou consumo". Mais especificamente, denota um alimento permitido pela lei judaica. Em contraste, designam-se por treifá os alimentos proibidos. Todas as leis alimentares judaicas (leis de kashrut) derivam de preceitos bíblicos, a maior parte dos quais são enumerados no capítulo 11 do Livro de Levítico. Uma das interpretações mais deturpadas sobre as leis de kashrut é que elas foram instituídas como medida sanitária. Assim, por exemplo, a carne de porco teria sido proibida porque ela pode transmitir a triquinose. Isto não é verdade. A própria Torá explica, em linguagem simples e direta, a razão das leis alimentares: "Pois Eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis (...) e não vos contaminareis (...) Sereis santos porque Eu sou santo" (Levitico 11:44-45). Os rabinos da era talmúdica frisavam que não há nada de errado, do ponto de vista biológico e sanitário, com os alimentos não-kasher. O judeu tem que se abster de comê-los, não porque façam mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema, mesmo que esteja além dos limites da compreensão humana. A única razão para as leis de kashrut é o conceito ético de santidade. E a santidade pode e deve ser ressaltada mesmo nos aspectos mais mundanos do dia-a-dia. Nenhum ato é insignificante. Cada vez que preparamos ou comemos um alimento kasher, estamos aprendendo algo sobre a reverência pela vida. Quando ingerimos um pedaço de carne kasher, conscientizamo-nos que o animal é uma criatura de Deus e que a morte dessa criatura não pode ser tomada com leviandade, pois todo ser vivo traz dentro de si uma centelha divina. Isto é Kedushá, santidade: "Fazes da tua mesa um altar ao Senhor" (Talmud Brachot 55a).
Assim como a proibição ao consumo da carne suína, existem outras restrições, como o consumo de camarão e de carne com leite ou seus derivados numa mesma refeição. A carne bovina consumida por judeus é apenas aquela realizada por abate especial (no qual, o animal não é sensibilizado antes de ser sangrado pelo Shochet).

Fonte: "Os porquês do Judaísmo" Rabino Henry I. Sobel
http://www.drashirleydecampos.com.br 
Fotos: popnutri.blogspot.com; nutricionismobiblico.blogspot.com; kapa.blogspot.com

55 comentários:

  1. Infelizmente isto ainda existe!
    Este povo precisa de libertação,conversão!!!
    ISTO ESTAVA NA LEI DE MOISES DO VELHO TESTAMENTO, QUE O PORCO ERA UM ANIMAL IMPURO, POIS COMIA LAVAGEM, PODRIDAO. MAS COM A VINDA DE JESUS, ELE DISSE QUE NADA QUE DEUS CRIOU E SUJO, E ABENCO-O TODOS OS ANIMAIS DO ACOUGUE, ELE DISSE TAMBEM, QUE NAO E O QUE ENTRA PELA BOCA QUE TORNA O CORPO IMPURO, MAS O QUE SAI DELA, COMO PALAVRAS DE MALDICAO, RAIVA E ETC. POR ISSO DEVEMOS PRESTAR MUITA ATENCAO NAS PALAVRAS QUE PRONUNCIAMOS, POIS PODEMOS CONSTRUIR COMO DESTRUIR UMA PESSOA. DEUS TE ABENCOE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nada do que deus criou é sujo, porque você quer converter os que pensam diferente de você?

      Vai ler o novo testamento, e deixa os outros em paz!

      Excluir
    2. “…porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos.” (Mc 7. 19).
      Mas, pergunto:
      O que é alimento segundo a Bíblia? Alimento segundo a bíblia é o descritos em Levítico 11. Porco não é alimento, Urubú não é alimento, Cobra não é alimento, etc.
      O debate de Yeshua iniciou-se com a acusação de que os discípulos de Yeshua comiam sem fazer Netilat Yadaim (a lavagem das mãos).
      O debate não era a respeito do que comiam, não era a comida em si, mas sim sobre o comer sem lavar as mãos.
      Yeshua diz que o alimento sem lavar as mãos não é o que contamina ao homem (no espírito), mas sim o que sai do coração. Ou seja, os maus pensamentos.

      Excluir
    3. Em Atos 10, quando Pedro tem a visão de animais da terra, e ouve uma voz dizendo : “Pedro, mata e come”.
      Pedro responte : “De modo nenhum, senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda”.
      Daí dá para ver o quanto ele era zeloso quanto a esse mandamento. Mesmo sendo visão figurativa, pois figurava a pessoa de Cornélio, no instante em que Pedro tem a visão ele pensa ser literal e que realmente deveria matar e comer.
      Só depois entendeu que a visão se tratava de Cornélio, para que ele não chamasse de impuro ao gentio o qual D-us havia santificado.
      Então fica claro que Pedro ainda seguia aos mandamentos concernentes aos alimentos, e isso vivendo já na Nova Aliança. Portanto, ele demonstra que não aprendeu com Yeshua (Jesus) ou seus companheiros apostólicos a alimentar-se daqueles animais.

      Excluir
    4. Caro Anônimo; A paz do Senhor Jesus meu irmão!

      Mais abaixo você fala sobre a visão de Pedro em Jope não é...? Pois bem é por aí que gostaria com muito respeito a falar contigo.

      Esta visão que Pedro teve, não representa de forma alguma um salvo conduto para ninguém comer a carne do porco previamente proibida no Levítico 11.
      Se o ou a amado(a) ler com bastante atenção verá nas entrelinhas uma quase parábola a respeito do que seria impuro e o que Deus quis dizer a Pedro naquela visão.

      1º A comparação de nada ser impuro= Pedro tinha os Gentios (todas as pessoas que não são Judeus) como impuros segundo a sua tradição.

      2° A visão veio a ele era para alertá-lo do caso dos mensageiros que lhe chegaria a porta o chamando (eram gentios) e também que ele iria ter que entrar em casa de pessoas gentias (Casa do Centurião Cornélio).

      3° Se você perceber bem verá depois destes fatos o próprio Pedro batizando todos da casa de Cornélio e tendo que se explicar aos outros apóstolos do Senhor e também preste bem atenção no relato de Pedro depois de tudo isso.

      Meu querido ou querida a única coisa que o Senhor Jesus nosso Senhor e Salvador aboliu das escrituras foi somente as leis sacrificiais as quais ele próprio satisfez a todas, as outras leis continuam para todos os seres humanos.

      A propósito, existem no total 613 Leis na Torá (instrução) e todas estas precisam ser observadas.

      Fique com o Eterno nosso D´us!!!

      Excluir
    5. Vai se fuder seu filha da puta! Nós judeus não somos como vocês idiotas hipocretas! Converter?
      Quem é você pra dizer o que é certo e o que é errado? Quem é você pra julgar? A lei é santa e eterna, ele disse "eternamente" e a palavra do supremo não falha! Um pacto sagrado com o seu povo, e se vc não se considera membro do povo do altissimo, então cale a boca!

      Excluir
    6. Tenha cuidado com a forma que fala. Cada um tem a sua opinião, Não é necessário insultar os outros.
      O senhor quer que todos nos amemos, e que compreendamos uns aos outros. Por isso está a falhar por ai

      Excluir
    7. Se tocar no cadáver era considerado impuro, então o que Jesus afirmou que não é proibido comer carne de porco, o mesmo vale para o cadáver, ou mesmo se alimentar do sangue dos animais seriam puros.

      Excluir
    8. Jesus nunca existiu.e se exti se ele não comeria carne de porco.obs no gibiblia o personagem central,afirma que não veio anular a torah traduzido erronemente pelo gibiblia com (*lei) entre outra milhares e palavra adulterada neste, gibiblia ksksk jesus não existiu.

      Excluir
    9. “Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento” (Mt 5,17).

      Excluir
    10. Engraçado dos cristãos é que o dízimo é uma mitzvá da "antiga aliança" e não da "nova aliança". Comer carne de porco para os cristãos pode pois faz parte da Lei de Moisés. E o onde está escrito na "nova aliança" sobre dízimos?

      Excluir
    11. Quem precisa ser liberto e vc , se liberte e aprenda a respeitar a religião dos outros...

      Excluir
  2. As proibições eram adequadas às condições daquela época. O nível de conhecimento dos israelitas era muito precário. Não faziam distinção entre animais puros e impuros. Não sabiam qual o tipo de alimento que poderia causar dano à saúde. Hoje, conhecemos muito bem as razões por que não consumimos carne de abutre (urubu), e sabemos que as carnes colocadas à venda precisam ser fiscalizadas pelos órgãos competentes. Não faço apologia à carne de porco. Analiso a questão de ser ou não ser pecado consumi-la.
    O apóstolo Paulo esclarece que a lei de Moisés foi cravada na cruz, isto é, abolida (Cl 2.14), não havendo, pois, motivo para sermos julgados pelo que comemos ou bebemos, pelos dias de festa, de lua nova, ou dos sábados (v.16). Diz também que as antigas ordenanças eram sombras das coisas futuras; elas apontavam para o porvir.“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies?” (Cl 2.20). A nossa salvação não está condicionada ao cumprimento da lei. Nenhum homem jamais conseguiu cumprir todas as ordenanças. Por isso, estávamos todos mortos em nossos delitos (Rm 3.23), Deus estabeleceu o plano de redenção mediante o sacrifício de Cristo: “Na Sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças...” (Ef 2.15). Porque não estamos mais debaixo da lei, e sim da graça, o pecado não tem domínio sobre nós (Rm 6.14).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco...
      O que Cristo removeu e cravou na cruz não foi a Lei, conforme sua afirmativa sobre Cl 2.14, e sim, o “escrito de divida que havia contra nós”... Isso diz respeito à Lei, que era contrária a nós gentios, pois ela pertencia somente aos judeus, povo escolhido pelo Eterno, sendo que isso, fazia separação entre nós (gentios) e eles (judeus) Veja Ef 2.14.
      Foi isso que Cristo removeu e cravou na cruz (escrito de divida que havia contra nós), e a partir deste ato Dele (Cristo), é que se alcança a salvação, tanto judeus como gentios.
      Quanto ao “Ninguém vos julgue pelo comer, beber , dias de festa ou de lua nova” de Cl 2.16, deixe-me tentar coloca-lá sobre um ponto de vista que vc com certeza, assim como eu anteriormente, não tinha atentado para a real interpretação:
      Quando o Ap. Paulo e Silas foram a Beréia, em At 17.10,11 diz que os bereanos receberam a mensagem com avidez e se dedicaram ao estudo, examinando diariamente as escrituras, ou seja, a Toráh e os Profetas, pois naquele período, não havia ainda os livros do Novo Testamento e eles estavam seguindo os preceitos da Lei, juntamente com os judeus, comemorando suas festas e lua nova e observando os preceitos quanto ao que beber e comer, e estavam sendo criticados, por fazerem isso e não serem judeus. Foi por isso que Paulo lhes disse aquela palavra, para não lhes desfalecer o ânimo... “Ninguém vos julgue pelo comer, beber, dias de festa ou de lua nova”...

      Quando Paulo disse: “Na Sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças...” (Ef 2.15), o versículo anterior (v.14)disse que essa lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, era um muro de separação ao qual foi derrubado, pois eram ordenanças que faziam separação entre judeus e gentios, e não que toda Lei foi anulada, pois se assim fosse, Cristo se passaria por mentiroso quando disse:
      Mt 5.17 Não cuideis que vim ab-rogar( destruir) a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.
      Hoje nós vemos uma confusão tão grande quanto aos surgimentos de diversas religiões, até porque Cristo não veio criar religião alguma (Cristianismo), ele era judeu, conhecedor da Lei e dos Profetas, praticante do judaísmo, mas não concordava com os preceitos dos fariseus quanto ao trato da Lei, pois não cumpriam o mais importante da Lei; Amar ao Eterno sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo e ainda anulavam certos preceitos da Lei por causa de suas tradições.

      Excluir
  3. A visão de Pedro descrita em Atos 10 mostra-nos claramente que não há problema em comer carne de porco. Dos versos 11 em diante lemos que Pedro teve uma visão vinda de Deus, algo semelhante a um lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas, contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como répteis da terra e aves do céu. Então uma voz lhe disse: Levante-se, Pedro; mate e coma. Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo! A voz lhe falou segunda vez: Não chame impuro ao que Deus purificou.
    Percebe-se claramente neste texto que não há problema ou pecado algum em comer carne de porco. Obviamente que os judeus, não crendo em Jesus como o verdadeiro Messias, ainda vivem presos à lei mosaica. Devemos respeitá-los, mesmo não concordando e pedir a Deus para que eles entendam que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santa ignorância!... Texto bem fora do contexto, apenas para ter o pretexto para continuar fazendo o que Deus proibiu para o nosso próprio bem!... YESHUA, Jesus Cristo, é sim o Messias... o maior erro dos Judeus até hoje é não aceitarem a Cristo como o Messias prometido... Fora isso, todas as Escrituras, de Gênesis a Apocalipse, são verdade e devem ser cumpridas, observadas, respeitadas, praticadas e pregadas!... A única lei que foi abolida, foi a de sacrifícios de animais, ou seja, não deveríamos comer nenhum tipo de animal, pois esta lei foi abolida!...

      Excluir
  4. os judeus que eu conheço no brasil, são cheios de normas, "não pode isso, não pode aqulo", mas fazer homenagem para Iemanja, que puRA IDOLATRIA pode. pra mim é falat deccarater pregar uma coisa e fazeroutra...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, estão discutindo sobre leis, que leis são estas afinal? a biblia citada varias vezes nesta discução gastronomica foi escrita amando de homens e por interesses dos homens, aprender um pouco sobre a historia deste livro e a verdadeiras razões pelas quais ele foi escrito talvez dilua essa maneira de pensar em um deus que pensa como homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a pior asneira que eu já li. Aprender a história desse livro? Pois é justamente a história desse liro que prova que tudo o que você está escrevendo está errado. Eu é que te digo: vá conhecer a história desse livro antes de falar bobagem como "amando de homens e por interesse de homens". Mas estude de um a fonte de credibilidade, não de mentirosos ateus que vivem inventando mentiras e sendo desmentidos. Querer estudar a história do cristianismo ou judaísmo com ateu é a mesma coisa que estudar a historia do judeu segundo um nazista, o seu ódio o cega o faz com que invente vários absurdos sem fundamento simplesmente para destruir aquilo que ele odeia.

      Excluir
    2. por essa lógica massacrar milhares de palestinos, depois de terem invadido Canaan no século 12 A.C., porque esses querem sua terra de volta é o que? Iso é história no caminho do Egito para Canaan os israelitas massacraram todas as populações que não se submeteram. Isso foi a pior asneira que já aconteceu? Ou foi um holocausto perpetrado por quem hoje lamenta o próprio pelos nazistas? Matar judeus é holocausto, matar cananeus epalestinos é destruir terroristas?

      Excluir
  6. Shalom, eu só gostaria de saber sobre os derivados como mortandela, salsicha bacon, linguiça, etc... é sobre isso que gostaria de saber se há problema se tem correlação com a proibição de comer carne de porco... Shalom, Baruch HáShem abençoado seja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum derivado de porco, coelho, frutos do mar... Nope, montandela, salsicha de porco e bacon não pode. Shalom

      Excluir
  7. Tomem vergonha no coraçao e entendam que toda criatura vem de Deus e melhor seria que nos deixasse-mos de consumir qualquer cadaver de quaquer criatura de Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... E QUEM COME O NOSSO CADÁVER É PECADOR PERANTE DEUS...

      Excluir
    2. O verme que purifica a terra, você chama de impuro. E as plantas que se alimentam das carcaças mortas transformadas em terra? Estas também são impuras?

      Excluir
    3. O verme que purifica a terra, você chama de impuro. E as plantas que se alimentam das carcaças mortas transformadas em terra? Estas também são impuras?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Shalom primeiramente, e por segundo deve-se notar que isso depende muito de cada religião, e ao usar as palavras "Tomem vergonha no coração" você automaticamente está xingando o povo judeu, pois eles acreditam que D'us proibiu a carne de porco, enquanto vocês cristãos(corrija-me se não for) são permitidos a tal coisa, por isso se torna uma questão de crença, mas aí eu sei, sempre acabamos pensando, quem estaria correto?

      Excluir
  8. PALADINO
    IRMÃOS, LEIAM O LIVRO DOS ESPÍRITOS DE ALLAN KARDEC.
    SEJAMOS RAZOÁVEIS, TODO O UNIVERSO ESTA EM PROGRESSO.
    NOSSOS COSTUMES MATERIAIS NADA REPRESENTA.
    CULTIVAMOS DIARIAMENTE A MENSAGEM DO MESTRE:
    CRER EM DEUS E AMAR O PRÓXIMO COMO A NOS MESMOS.
    MUITA PAZ, MUITA LUZ.

    ResponderExcluir
  9. AMAI UNS A OS OUTROS...MATAI PARA SACIAR A FOME...
    Analisando estas frases chego a triste conclusão: Que na Palestina de hoje deveria ser um farto Banquete...
    E não colocai a Mãe no meio senão eu coloco no meio da tua...
    KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. Passa fome pra ver se VC não come até urubu ...

    ResponderExcluir
  11. Vamos pedir Deus todos os dias de vida sabedoria !Ao nascermos qual alimento recebemos ?Quem esta cuidando de você ? A ciência conhece todas as suas células ?Você já sofreu alguma alergia alimentar ?Qual ambiente você vive ? Conhece todo seu sistema imunológico ?Qual é o homem que tem todas as respostas pra esta pergunta ?Deus deu ao homem simplesmente a receita !E desta receita ele não aboliu nada !Infelizmente as pessoas ficam contendendo com as escrituras,ora nenhuma lei foi abolida por Deus,porém pelos homens !Querem justificar a vinda de cristo para cometerem erros grosseiros ,por passagens bíblicas que relata acontecimento de fe,esperança e amor ,!O mapa da sociedade foi feito !Lembre-se a base da sociedade e a família,e Deus em seus mandamentos mostrou o caminho a seguir.Penetra no pensamento de Deus ,que veras que tudo que foi dito ,nada mais é pro bem estar da pessoa humana !Alegre-se,batam palmas,dance ,pula e o que ele deseja !

    ResponderExcluir
  12. Que o Eterno tenha misericórdia de nós, pois carecemos do seu perdão, pois ao abrirmos a boca,iniciamos uma guerra, como somos mediocres, raça de víboras peçonhentas, quem nos livrará do juízo

    ResponderExcluir
  13. Que o Eterno tenha misericórdia de nós, pois carecemos do seu perdão, pois ao abrirmos a boca,iniciamos uma guerra, como somos mediocres, raça de víboras peçonhentas, quem nos livrará do juízo

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Sou judeu messiânico e não vejo contradição entre o novo e o velho testamento. Até porque o NT é fundamentados no AT. O NOVO é o cumprimento das promessas do VELHO. Jesus não veio para revogar a LEI. Ele veio para cumprir. Apenas trouxe para nós a correção da visão errada que tínhamos, a respeito das escrituras. Ele veio para nos tirar do LEGALISMO e nos encher do amor divino. Ele veio para LIBERTAR os cativos. O livro de Isaias, capítulo 61, versículos de 1 a 3, nos diz: "O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória".
    Se ele não revogou a LEI, ela permanece, eternamente!
    Aleluia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! sou evangélico e acho que Deus nos deu o livre arbítrio para tomarmos as nossas decisões.
      Eu, entendo que não cabe ao homem julgar a Deus, e parabenizo os nossos irmãos mais velhos, os judeus, pelo carinho e devoção que seguem as leis e mantém essa tradição de geração a geração.
      Acredito que quando o Cristo determinou: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento! Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse, Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
      Vejam que é impossível cumprir a essas determinações, desagradando a Deus, então, toda a lei é válida até os finais dos tempos. Somente as leis que foram revogadas com a morte e ressureição de Cristo, não precisam mais serem praticadas.
      Há somente um juiz e Senhor, portanto, não nos cabe julgar ninguém e os nosso irmãos judeus, são um povo abençoado, porque foram fiéis a Deus, enquanto outras civilizações buscaram no paganismos os seus deuses.
      Para concluir, vou buscar conhecer melhor as leis e procurar dentro da minhas limitações como homem, segui-las, por que nessa discussão eu fui tocado a essa compreensão.

      Excluir
  16. estava vendo os debates ,um falando uma coisa outro outra coisa,de uma coisa eu sei que eu nada sei,se eu comer carne de porco,Jesus vai voltar e se eu não comer ele vai voltar do mesmo jeito,se eu comer carne de porco tenho certeza da minha salvação e se eu nao comer tenho certeza também,Deus está a procura de verdadeiro adoradores que o adorem em espirito e em verdade.tem um monte de judeu quando jesus voltar vai ficar e tem u monte de judeu que quando ele voltar vai subir,tem um monte de batista que vai ficar e um monte da universal que vai subir e vice versa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos irmãos,
      Não se trata de salvação, e sim de agradar ao Pai. Comer ou deixar de comer carne de porco não determina salvação de ninguém. Lembre-se que adorar em espírito e em verdade significa fazer tudo o que for possível para agrada-lo. Ele nos diz que "aquele que me ama obedece meus mandamentos". Entretanto, concordo que devemos andar na luz que recebemos. Eu recebi esta revelação e, por isso, estou andando nela.

      Excluir
    2. Nosotros 2 ___ Pai e nosso que estás nos céus SANTIFICADO seja o nome dEle. Yaw dos Exércitos que acreditam e confiam na salvação enviada por ele para nos salvar no dia da grande tribulação que haverá na terra Ó Yawsha salvador é só se achegar confiadamente ao trono da graça do Pai eterno através das Oração que fisermos neste lugar o nosso coração.YPUNTO
      Não se trata de salvação, e sim de agradar ao Pai. Comer ou deixar de comer carne de porco não determina salvação de ninguém. Lembre-se que adorar em espírito e em verdade significa fazer tudo o que for possível para agrada-lo. Ele nos diz que "aquele que me ama obedece meus mandamentos". Entretanto, concordo que devemos andar na luz que recebemos. Eu recebi esta revelação e, por isso, estou andando nela.

      Excluir
  17. Religião já era. Vamos avançar, em atitudes e pensamentos. Estamos no século XXI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Wagner Bahia! Religião já era, mas Deus sempre será Deus, Sua verdade continua sendo absoluta e Sua palavra continua atual e perfeitamente aplicável em nossos dias. Vamos busca-lo e viver conforme Ele diz que devemos viver, para que a família seja restaurada e haja prosperidade em nossas vidas.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  18. Meus amigos como carne de porco porque é saborosa e porquê sou brasileiro,agora que eu me lembro pra se salvo a Bíblia naão me exige converter-me ao judaísmo não é sim arrepender-se dos meus pecados e crer na pessoa maravilhosa do senhor Jesus. Ok.

    ResponderExcluir
  19. SHALOM A TODOS! LI TODOS OS COMENTÁRIOS E NO FIM ME PERGUNTO, POR QUAL MOTIVO UMA PESSOA QUE NÃO TEM INTERESSE DE ENTENDER QUANTO MENOS APRECIAR A PALAVRA DO SENHOR EM REVELÃÇAO E COMUNHAÕ DO ESPIRITO SANTO DE DEUS, ENTRARIA E LERIA E COMENTARIA ABSURDOS INSULTANTE A RELIGIÃO JUDAICA E AOS JUDEUS E A TORAH. MINHA CONCLUSÃO SERIA PARA TRAZER CONFUSÃO E MAIS AINDA LEVANTAR O MURO DE INIMIZADE E DIVISÃO QUE JESUS VEIO PRA DERRUBAR. ISTO É ABSOLUTAMENTE UM ATAQUE CONTRA O DEUS VIVO E PODEROSO. ISTO É UMA AFRONTA AO POVO ESCOLHIDO PELO SENHOR E CONDUZIDOS A SEREM OS PORTADORES DA PROMESSA QUE É JESUS CRISTO O MESSIAS QUE É JUDEU! COMO PODE UM GALHO SECO E SELVAGEM SER ENCHERTADO NA OLIVEIRA NATURAL? E AINDA QUERER SER A OLIVEIRA NATUAL TOMANDO O SEU LUGAR! COMO PODE SER TÃO EGOÍSTA E NÃO ENXERGAR QUE SEM A OLIVEIRA NATURAL SERÍAMOS SOMENTE GALHOS SELVAGENS E SECOS PRONTOS PARA SEREM QUEIMADOS NO FOGO!

    ROMANOS 11:17-21
    17 Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira cultivada,

    18 não se glorie contra esses ramos. Se o fizer, saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você.

    19 Então você dirá: "Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado".

    20 Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema.

    21 Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.

    AMÓS 3:3
    Ora, duas pessoas poderão caminhar lado a lado se não tiverem de acordo?

    2 IIMÓTIO 3:1-9
    1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.

    2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,

    3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,

    4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,

    5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.

    6 São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.

    7 Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.

    8 Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.

    9 Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.

    ResponderExcluir
  20. Nosso Deus!
    Vamos nos respeitar, amar uns aos outros assim como Deus nos amou!
    Independentemente de religião! Vamos seguir o caminho do bem, do justo e fraterno!

    ResponderExcluir
  21. QUEM JA LIDOU COM SUINOS SABE QUE ELES SÃO CRIATURAS MARAVILHOSAS,DIGNOS DE ADMIRAÇÃO DE QUEM TEM CULTURA E LHOS PARA TANTO

    ResponderExcluir
  22. QUEM JA LIDOU COM SUINOS SABE QUE ELES SÃO CRIATURAS MARAVILHOSAS,DIGNOS DE ADMIRAÇÃO DE QUEM TEM CULTURA E LHOS PARA TANTO

    ResponderExcluir
  23. SOMENTE UMA PERGUNTA A TODOS, TANTOS AOS QUE ACHAM QUE ESTÃO CERTOS E AOS QUE PODEM ESTA ERRADOS: QUAL PROVEITO TIVEMOS DESTES DIÁLOGOS JÁ QUE NINGUÉM CHEGOU A ALGUMA CONCLUSÃO, PELO CONTRÁRIO ATÉ OFENSAS EU PUDE PERCEBER, NÃO É DESTA FORMA QUE IREMOS CHEGAR A ALGUM LUGAR.
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  24. Não pode isso não pode aqui. É melhor virar vegetariano.
    Porque o porco é impuro. Só pq não rumina. ������ Nem os judeus sabem pq. ������. Comédia. Fanatismo religioso.
    Pq não pode comer frutos do mar.??? Não poço comem camarão.???. É melhor estudar Filosofia, Lógica, Física Quântica e Espiritismo. Estou achando q vcs judeus, cristãos e muçulmanos são um bando de fanáticos. Acreditam q tudo q estar escrito na bíblia,tora e alcorão é td verdade. Rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  25. Nao tenho nada contra os Judeus apesar de serem muito mal educados com estrangeiros, mas deixa um cara destes passar fome uns dias e da pra ele um porco no rolete pra ver se ele num come......sei la

    ResponderExcluir
  26. Acho que não importa se ele disse que porco é imundo no novo testamento até pq se o novo testamento não fosse aceito ele não estaria na bíblia. Mas realmente é algo que gera muita dúvida. Com relação aos judeus, acho que eles são pessoas educadas e trabalhadoras, muita gente fala que judeu é "mão de vaca" mas eu não vejo isso neles. Acho que se um judeu estiver com muita fome e só tiver carne de porco ele provávelmente irá comer. Da mesma forma quando Deus disse para não trabalhar no sábado, mas será que um médico irá deixar de salvar uma vida no sábado? Acho que a bíblia tem contradições.

    ResponderExcluir
  27. O mais legal é ver que a maioria aqui é anônimo!

    ResponderExcluir